São Paulo Square
LINE-UP DIA 10/09
Richard bona
Para o último dia de uma primeira edição que entrará para a história da música mundial, o baixista Richard Bona encerrará as apresentações na São Paulo Square, como headliner do dia 10 de setembro. Nascido na República dos Camarões, na África, Bona Pinder Yayumayalolo nasceu em uma família de músicos e, aos cinco anos, começou a tocar na igreja de seu vilarejo. Bona é considerado um dos maiores baixistas de jazz da atualidade, além de um talentoso vocalista. Morador de Nova York, dá aulas de música na Universidade, mergulhou na música afro cubana com o Buena Vista Social Club e é vencedor do Grammy Awards, em 2003, com o Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo “Speaking Of Now”, além de ter recebido duas outras indicações. Atualmente, o artista está produzindo e gravando um álbum com artistas latinos e brasileiros, com repertório de MPB, flamenco e música caribenha
MONICA SALMASO
Monica Salmaso começou sua carreira na peça “O Concílio do Amor” dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989. Em 1995, gravou o cd AFRO-SAMBAS, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes.
Participou das trilhas do Grupo Corpo OCORPO composta por Arnaldo Antunes em 2000 e SEM MIM composta por José Miguel Wisnik e Carlos Nuñes em 2011.Em 2012, ganhou o 23º Prêmio da Musica Brasileira como melhor cantora com o cd ALMA LÍRICA BRASILEIRA. Também em 2012 foi gravado no teatro Alfa, em São Paulo, o dvd ALMA LÍRICA BRASILEIRA, dirigido por Walter Carvalho, ganhador do 24º Prêmio da Musica Brasileira em 2013 como melhor DVD de música. Em 2014 lançou o cd CORPO DE BAILE somente sobre a parceria dos compositores Guinga e Paulo César Pinheiro. Em 2015 e 2016 realizou uma turnê pelo Brasil com o espetáculo CORPO DE BAILE com cenografia de Walter Carvalho. Em 2017, lançou o cd CAIPIRA também pela gravadora Biscoito Fino. Em 2018 ganhou, com este trabalho o 29º Prêmio da Musica Brasileira como melhor cantora e melhor cd na categoria Regional. Lançou em novembro de 2018, pelo Selo Sesc, o dvd do trabalho CORPO DE BAILE, gravado durante a turnê e dirigido por Walter Carvalho.
Em 2019, lançou em Portugal, em parceria com José Pedro Gil, Nelson Ayres, Teco Cardoso e Emanuel de Andrade o vinil ESTRADA BRANCA, um tributo a Vinicius de Moraes e José Afonso. No mesmo ano, gravou JAPAN TOUR durante uma turnê com Guinga, Teco Cardoso e Nailor Proveta, no Japão. Ambos álbuns foram lançados no Brasil, em cds e em plataformas digitais, pela gravadora Biscoito Fino, em 2021. Desde 2020, durante a pandemia de Covid-19, criou o projeto Ô DE CASAS com mais de 170 encontros virtuais com outros artistas, músicos e compositores brasileiros e estrangeiros publicados no Instagram, Facebook e Youtube. Em 2022 lançou pela gravadora Biscoito Fino o cd CANTO SEDUTOR, gravado em outubro de 2021, junto com o compositor, arranjador, violonista e cantor Dori Caymmi. O cd teve produção musical de Teco Cardoso. Convidada por Chico Buarque, participará da próxima Turnê do compositor “Que Tal Um Samba?” 2022/2023 pelo Brasil e exterior.
BANDA MANTIQUEIRA
A ideia do que é hoje a BANDA MANTIQUEIRA surgiu na cabeça do Nailor Azevedo, o Proveta, em 1983. Nessa época, ele morava com outros músicos numa “república” no baixo do Bixiga, em São Paulo. Nas conversas com Walmir Gil, um dos seus amigos mais próximos, comentava que “a big band é a melhor escola para o aperfeiçoamento do instrumentista pela necessária disciplina que essa formação impõe”.
Em 1985, formaram a Banda Aquarius e, em seguida, em 1985, veio o Sambop Brass sob a liderança do trombonista François de Lima, aonde Proveta e Walmir Gil eram integrantes e ajudaram na elaboração dos arranjos das músicas executadas pelo grupo. A Banda Aquarius e o Sambop Brass fizeram sucesso em suas apresentações mas tiveram vida breve e, lamentavelmente, por falta de oportunidade, não deixaram gravado em disco o trabalho realizado.
Com confessa influência das orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington, Proveta procurou uma forma de contato com a obra dos grandes compositores brasileiros – Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, entre outros – e passou a escrever arranjos para as composições desses grandes mestres, contando com a imprescindível colaboração do trompetista Walmir Gil e do violonista e contrabaixista Edson Alves.
Os integrantes da BANDA MANTIQUEIRA, individualmente, exercem intensa atividade nos estúdios de gravação e figuram nas fichas técnicas dos mais importantes discos gravados por uma gama variada de artistas. Compõem, também, bandas que acompanham expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional – Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Gilberto, Gal Costa, Elís Regina, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Djavan, Edu Lobo, Burt Bacharat, Shirley Bassey, Anita O’Day, Joe Williams, Natalie Cole, Júlio Iglésias, Sadao Watanabe, entre outros.
JESUTON
Com pouco mais de dez anos de carreira, Jesuton tem uma trajetória na música que parece conto de fadas: foi descoberta por Luciano Huck, em 2012, quando viu um vídeo de uma performance ao vivo - nas ruas do Rio de Janeiro - viralizar. Dona de uma voz que encanta, a cantora coleciona parcerias com Seu Jorge e Marcelo D2, além de ter subido ao palco do Prêmio Multishow em um dueto com Ana Carolina.
LUCIANA MELLO
Já Luciana Mello é considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos e sempre impressiona o público com suas apresentações ao vivo, por onde passa leva qualidade, espontaneidade, beleza e prestígio, conquistando diariamente o coração de um público mundial.
SÃO PAULO BIG BAND
São Paulo Big Band chega para levar para a Cidade da Música a cultura das músicas brasileira, latino-americana e internacional em formatos diversificados com as variantes dos diversos arranjos e instrumentos musicais. Composta por 19 músicos brasileiros de alta performance, a banda traz a força feminina nos trompetes, saxofones, piano e contrabaixo. Durante os anos de carreira, a banda tem conquistado o público com apresentações memoráveis, repletas de solos contagiantes e arranjos exclusivos. Também com apresentações diárias, a banda Orleans Street Jazz vai fazer shows repletos de interações com o público. No dia 2 de setembro, Alma Thomas, um dos maiores nomes da cena do Jazz nacional, possuindo uma das vozes mais limpas, flexíveis e marcantes do gênero, é a convidada da segunda apresentação da São Paulo Big Band no dia.